Banner Principal Jornal
Banner Principal Doe sangue

20 de Agosto, Dia Nacional do Maçom

Por Oste Goiano em 20/08/2020 às 13:20:46

Imagens do Site masonic

Assim como em todas partes do mundo, também em Montes Claros de Goiás a Maçonaria está presente. E hoje é o DIA DO MAÇOM. Esta data foi escolhida para celebrar o importante papel que esta "sociedade secreta" teve para um dos momentos históricos mais importantes do país: a Independência do Brasil.

No Brasil, a data é comemorada no dia 20 de agosto e nos Estado Unidos da América, 22 de fevereiro.

De acordo com a história maçônica, no dia 20 de Agosto de 1822 aconteceu uma sessão histórica entre as Lojas de Maçonaria "Comércio e Artes" e "União e Tranquilidade", na cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, o Irmão Gonçalves Ledo teria feito um discurso emocionante e inspirador, pedindo a Independência do Brasil ainda naquele ano.

A ideia de Gonçalves foi aprovada por todos os irmãos naquela reunião e registrada na ata do Calendário Maçônico no 20º dia, do 6º mês do ano da Verdadeira Luz de 5.822. Esta data, convertida para o calendário gregoriano (o que é usado na maioria dos países ocidentais), seria equivalente ao dia 20 de Agosto de 1822.

Teria sido por impulso da sociedade maçônica que o Príncipe Regente Dom Pedro I teria proclamado a Independência do Brasil no dia 7 de Setembro de 1822 (menos de um mês depois da grande reunião no Rio de Janeiro).

A data oficial foi oficializada no artigo 179 da Constituição do Grande Oriente do Brasil, tornando o dia 20 de Agosto o Dia do Maçom Brasileiro. (Dados: Wikipédia).

Maçonaria é uma Ordem Universal voltada para a liberdade, igualdade e fraternidade, que cultiva o BEM em diversas vertentes, na defesa da família, dos bons costumes, das virtudes, em combate aos vícios e pela moralidade pública, a fim de que haja sempre o bem estar coletivo.

Auto Posto Caranda

Comentários

JAVA TELECOM