Banner Principal Jornal
Banner Principal Doe sangue

Covid-19 (corona vírus) e os Impactos Psicológicos em seres humanos

Por Thiago C. DRT 4029/GO em 18/03/2020 às 14:25:38

Camila Coelho Psicóloga CRP09-10310

Que estamos vivendo uma pandemia nós j√° sabemos. A cada dia que se passa os n√ļmeros de casos confirmados avan√ßam e nós ficamos cada vez mais assustados e com medo.

Nos dias atuais temos not√≠cias r√°pidas, ligamos o celular e tcharam.... Informa√ß√Ķes a todo o momento sejam elas ver√≠dicas ou fake news.

E o que o nosso psicológico tem a ver com tudo isso?

Diante de toda incerteza e inseguran√ßa, a ansiedade pode se manifestar, seja como nervosismo, agita√ß√£o, ficarmos alerta o tempo inteiro, necessidade de ler e ouvir sobre o assunto, dificuldade pra dormi por preocupa√ß√£o, podendo também a manifestar alguns transtornos compulsivos. Com a ansiedade em alta voc√™ poder√° sentir taquicardia (cora√ß√£o acelerado), tremores, falta de ar, entre outros sintomas. Segue algumas dicas para voc√™ lidar com essa situa√ß√£o:

  • Tente identificar os pensamentos que est√£o te causando mal estar, fale sobre ele com pessoas que voc√™ confia. Procure um psicólogo, fazemos atendimento online também.
  • Quando precisar de informa√ß√Ķes, procure em meios de comunica√ß√£o oficiais como a OMS (Organiza√ß√£o Mundial de Sa√ļde), Ministério da Sa√ļde, as Secretarias de Sa√ļde Estadual e Municipal, pois esses sim s√£o confi√°veis, n√£o acredite em tudo que v√™ na internet. Estar conectado constantemente n√£o significa que voc√™ é bem informado, mas pode propagar as fake news e com isso a ansiedade e as preocupa√ß√Ķes aumentam o que ajuda a diminuir também a imunidade.
  • Cuide do seu corpo, se alimente bem, se exercite, se voc√™ est√° em isolamento, fa√ßa exerc√≠cios em casa mesmo, aproveite e teste seus dotes culin√°rios. Aproveite para ler aquele livro que est√° pela metade, ouvir alguns podcast, estudar, colocar aquela série em dias.

Esse é mais um momento que precisamos nos adaptar, tente ver o que voc√™ pode aprender com tudo isso, afinal, isso n√£o durar√° para sempre.

Siga todas as orienta√ß√Ķes dos órg√£os competentes.


Camila Coelho Psicóloga CRP09-10310 - Moradora de Montes Claros de Goi√°s
Auto Posto Caranda

Coment√°rios

JAVA TELECOM